quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Projeto Leitura

PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA BOA – MT
ESCOLA MUNICIPAL CECILIA MEIRELES




PROJETO


LEITURA NA ESCOLA”

Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.”




ÁGUA BOA - MT FEVEREIRO DE 2015



                                                                   PROJETO

“LEITURA NA ESCOLA”

APRESENTAÇÃO

                  O projeto “LEITURA NA ESCOLA”, foi idealizado a partir do anseio da Escola de estimular a leitura, a escrita, a criatividade e a imaginação. Para tanto será oportunizado diariamente 15 minutos de leitura aos alunos da ESCOLA MUNICIPAL CECILIA MEIRELES, para desenvolver o prazer pela leitura e informação;
            O desejo de aprender a ler e saber o que há nos livros, já existe nos educando, portanto compete à escola estimulá-los a desenvolver essas habilidades e mantê-las em plena atividade.



JUSTIFICATIVA



           Está comprovado que alunos que tem contato com livros e realizam leituras diárias , desde que entram na vida escolar apresentam grande vantagem em relação aos que não possuem esse privilégio de contato com livros e leitura.
         A leitura é essencial ao longo de toda a vida estudantil e profissional de qualquer pessoa, e quanto mais cedo for incentivado, mais frutos trará para os alunos nas diferentes matérias, pois não é só para a área de linguagem que ele necessita da leitura e sim em todas as áreas.
         Considerando que a Escola Municipal Cecília Meireles quer oferecer uma educação de qualidade é imprescindível a realização deste projeto de leitura diária com os alunos.
                   Segundo Antunes, “saber ler, gostar de ler, ter o hábito da leitura, permite avançar, viver mais, adquirir novos conhecimentos, novas experiências e ingressar em novos mundos”.O desejo de aprender a ler e saber o que há nos livros, já existe nos educando, portanto compete à escola estimulá-los a desenvolver essas habilidades e mantê-las em plena atividade.




OBJETIVO GERAL
  
          Despertar em nossos alunos o desejo de abrir um livro e viver a cada leitura os sentimentos provocados por uma boa narrativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS



·        Oportunizar diariamente 15 minutos de leitura aos alunos da Escola Municipal CECILIA MEIRELES, para desenvolver o prazer pela leitura e informação;

·        Possibilitar o acesso a diferentes tipologias textuais;

·        Tornar o momento e o espaço de leitura potencializadores de conhecimento e magia
·        Promover o aprimoramento do vocabulário, proporcionando melhor desempenho da oralidade e da escrita;
·        Proporcionar aos alunos, professores e demais profissionais da escola a oportunidade de ampliar seus horizontes pessoais e culturais;
·        Aguçar o prazer pela leitura aumentando o potencial cognitivo e criativo.
·        Possibilitar a vivência de emoções;

·        Permitir a compreensão do funcionamento comunicativo da escrita: escreve-se um texto para ser lido;

·        Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura;

·        Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;

·        Informar como escrever e sugerir sobre o que escrever;


·        Favorecer a estabilização de formas ortográficas;

·        Realizar leitura fluente com compreensão;

·        Narrar fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história;

·        Reproduzir fábulas oralmente, individualmente ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos;

·        Refletir sobre valores éticos e morais para a construção de uma sociedade mais justa;



METODOLOGIA



         Diariamente no início da aula, realizar 15 minutos de leitura com todos os alunos da escola. Oferecendo aos alunos diferentes tipos de textos: literatura infantil e infanto-juvenil, revistas, gibis, jornais... O aluno escolhe o material e realiza a leitura individual e em silêncio, podendo ocasionalmente compartilhar o texto lido após o tempo estipulado para a leitura (contação de (história).



AVALIAÇÃO



A avaliação enquanto processo contínuo e dinâmico acontecerá no transcorrer do ano letivo.
Espera-se obter como resultado a criação do hábito e o gosto pela leitura em nossos alunos, professores e demais profissionais da escola. Visando assim a emancipação de todos enquanto cidadãos capazes de interagir e promover mudanças no meio em que vivem.



                                                         DURAÇÃO


O referido projeto será desenvolvido durante o ano letivo de 2015



PROFESSORES RESPONSÁVEIS



Professores da Escola Cecilia Meireles, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, direção e coordenação pedagógica.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário